Publicado 16 Janeiro 2024
A ideia da protensão é antiga. As primeiras tentativas esbarravam sempre na impossibilidade de garantir tensões de compressão permanente no concreto. No início do século XX, iniciaram-se as primeiras aplicações da protensão em estruturas de concreto. Somente após os estudos e ensaios essenciais descritos pelo francês Eugène Freyssinet, foram estabelecidos parâmetros corretos, e foi apresentado com sucesso, o primeiro trabalho com protensão.
A partir daí, o concreto protendido começou a ser difundido. Em 1928, Freyssinet idealizou e patenteou métodos construtivos, equipamentos, aços e concretos especiais (PEREIRA et al., 2005).
O significado de protensão é bem amplo e pode ser associado a diversos tipos de estruturas e materiais. Conforme a Norma Brasileira 6118:2014:
Concreto protendido é aquele no qual a armadura ativa é tensionada por um macaco hidráulico especial para protensão, tendo como objetivo, em condições de serviço, evitar ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e de forma a melhor utilização dos aços de alta resistência no estado limite último (ELU). (ABNT, 2014, p.3)
Em suma, o concreto protendido é o concreto armado acrescido de um carregamento através dos cabos de protensão. Ou seja, protender significa introduzir prévias tensões internas de modo que, quando o elemento protendido receber as tensões dos carregamentos externos, resulte em um melhor comportamento e maior resistência. Essas tensões internas são introduzidas por meio do aço.
No Brasil, o primeiro lugar onde teve protensão em Radier foi em fortaleza-CE, em agosto de 1999. Depois da implantação dessa nova tecnologia, a procura se tornou grande por diversas construtoras de todo o Brasil.
A protensão possibilita designs arrojados e inovadores. A capacidade de moldar o concreto de maneira precisa oferece flexibilidade aos arquitetos e engenheiros na criação de estruturas únicas e atraentes.
O radier protendido é basicamente uma laje de concreto executada sob o solo. A implementação desse tipo de fundação faz com o que o custo de material e mão de obra reduza bastante.